A patacoada protagonizada por parlamentares recém-eleitos do PSL, partido do Presidente Jair Bolsonaro, mostra que a “nova direita” ainda tem muito o que aprender, considerando de boa-fé que não estavam mal-intencionados.
Antes de prosseguir, uma breve explanação do ocorrido:
Uma comitiva de 10 membros do PSL, entre eles, Parlamentares, foram convidados pelo Governo Chinês para uma visita à China, com tudo pago (passagem internacional, alimentação e alojamento).
Até aí, nenhum problema. Seria apenas uma viagem de conhecimento, sem custo para o contribuinte brasileiro, enfim, seria apenas uma ingênua missão a um outro país, que em nada afetaria as nossas vidas, a não ser por um ponto que me chamou de pronto a atenção: “Por que diabos a China teria interesse em pagar essas despesas”? Luz amarela acesa!
Mais eis que surge um vídeo, em que o deputado Luis Miranda, nos informa que vai “conhecer empresas de tecnologia, segurança pública, e o conceito chinês de cuidar de bilhões de pessoas e dar certo (sic)”. Para completar, depois somos informados que o um dos objetivos da “missão” era conhecer o sistema de reconhecimento facial chinês!
A luz amarela se tornou vermelha, inaceitavelmente vermelha!
A China, para quem não sabe, é o lugar que tem “cuidado” muito bem de bilhões de pessoas, inclusive de suas vidas privadas. Existe um plano para, até 2020, implementar um sistema de “créditos sociais”. Ele já está em fase inicial.
Empresas, controladas pelo governo, estão monitorando o cidadão chinês, no seu dia a dia, por critérios aleatórios, premiando cidadãos “bem-comportados” e punindo cidadãos que não possuem comportamento “adequado” para o governo chinês.
O sistema, uma verdadeira e absurda aberração para nossos padrões ocidentais de liberdades individuais, em que a privacidade é um direito sagrado e constitucional (Brasil), pode checar de tudo, desde pequenas transgressões de regras, como atravessar um sinal vermelho na rua, condução perigosa, fumar nos trens, até comportamentos íntimos de consumo, como comprar e jogar vídeo-games, comer em fast food, consumir álcool, ter relacionamento com pessoas que tem o “crédito” baixo nesse sistema, mas também, claro ações que o governo considere impróprias para seus “súditos” contra o governo, como acessar sites proibidos, criticar o governo e etc! Um verdadeiro “1984 de George Orwell.
Mas o caso é ainda pior, muito pior! O cidadão que tem “crédito” baixo no sistema de pontuação, pode ser punido, sendo impedido de matricular seus filhos em determinadas escolas, ser impedido de pegar trem, ônibus ou avião, de ter determinados empregos ou até um determinado empréstimo.
É esse o “conceito chinês de cuidar de bilhões de pessoas” que nossos parlamentares foram conhecer?
O pior de tudo é descobrir que o PSL (partido do Presidente, dito de “direita”), quer apresentar um Projeto de Lei, determinando a implantação da tecnologia de reconhecimento facial para locais públicos no brasil.
É um escárnio, um acinte, uma aberração sem tamanho!
Os nossos valentes “direitistas”, desconhecem os valores básicos da nossa sociedade, calcada na liberdade individual, o que deveriam ter a obrigação de “conservar”. Os nossos “preclaros” parlamentares, desconhecem a própria Constituição Federal do país para o qual foram eleitos para legislar, onde a “intimidade”, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas” é inviolável, por foça do inciso X do art. 5º.
Deveriam estar envergonhados por estarem fazendo esse papelão, mas estão fazendo videozinhos, mostrando contentamento com as “regalias” pagas por uma ditadura facínora, que atenta contra a liberdade de seus pares!